Inova TRT-SC é apresentado a diretores de primeira instância



Gestores foram conclamados a responder à consulta pública

Nesta sexta-feira (28), foi a vez de quem está atuando na ponta da Justiça do Trabalho conhecer oficialmente o Inova TRT-SC. Reunidos no auditório da sede na Capital para o Encontro Anual de Diretores de 1ª Instância, os gestores das unidades assistiram a uma apresentação sobre o programa criado com o objetivo de aprimorar a gestão e os serviços prestados pelo Tribunal.

A apresentação ficou a cargo da presidente Mari Eleda e do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Gustavo Ibarra. A desembargadora explicou aos diretores que um dos motivos da criação do programa foi a necessidade de encontrar alternativas para manter a eficiência na prestação jurisdicional mesmo com o cenário na JT de falta de orçamento e pessoal.

“Vivemos num mundo acelerado, com tudo mudando rapidamente. É a era da inovação. Por outro lado, a Justiça permanece fechada, cheia de regras, em que nada pode ser feito. Mas estamos num momento em que temos que dar um passo à frente e passar a fazer as coisas de forma diferente do que era feito ontem, senão não vamos conseguir acompanhar as mudanças. Precisamos nos abrir para o mundo da inovação”, assinalou a presidente.

Mari Eleda reforçou aos diretores a importância de todos responderem à consulta pública, apontando as questões da Justiça do Trabalho que, em suas avaliações, podem ser aprimoradas. O prazo para participação encerra neste domingo (30).

MARATONA


Gustavo Ibarra, diretor da Setic, falou de iniciativas do Inova, como o Hackaton

O diretor da Setic, Gustavo Ibarra, falou de ações previstas para o programa como o Hackaton Inova TRT-SC, maratona tecnológica com atores do ecossistema de inovação – profissionais de TI e da área de negócios, designers, estudantes universitários, além de magistrados, servidores e advogados – realizada com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os desafios reais da Justiça do Trabalho.

Inspirado nas maratonas de hackers realizadas nos Estados Unidos, o Hackaton terá 52 horas de duração e acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Sebrae, em Florianópolis. O edital com o regulamento, premiação e período de inscrições será lançado no final do mês de julho. A iniciativa é inédita no Judiciário brasileiro.

Outro projeto apresentado foi o LabInova12, espaço permanente de criação e troca de conhecimentos que vai integrar agentes públicos, representantes da iniciativa privada, instituições de ensino e entidades de classe para atuarem em conjunto no desenvolvimento de ideias que serão apresentadas no Hackaton e de outras soluções. O laboratório não fará parte da estrutura organizacional do TRT-SC, para privilegiar a independência na tomada de decisões. 

 Dinâmica de grupo sobre inovação encerrou o encontro anual de diretores


Em seguida, Mariana Mezzaroba, integrante do grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento (VIA), do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou aos diretores sobre a importância da inovação e realizou uma dinâmica de grupo. O VIA está auxiliando o Tribunal na estruturação e viabilização do Inova.

A palestra da especialista encerrou o Encontro Anual de Diretores de 1ª Instância de 2019, realizado quinta e sexta (27 e 28). No primeiro dia, os gestores tiveram reuniões com diretores de diversas áreas administrativas do Tribunal, como Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Administrativa, Judiciária e de Tecnologia da Informação.