Programa Inova TRT-SC é apresentado a advogados de Joinville

Servidora do Fórum de Joinville, Jamile de Carvalho (ao centro, de preto) reforçou aos membros da Comissão de Direito do Trabalho a importância da participação dos advogados na consulta pública


Membros da Comissão de Direito do Trabalho da subseção da OAB-SC em Joinville puderam conhecer melhor o Inova TRT-SC, programa criado para aperfeiçoar a gestão e os serviços prestados pela Justiça do Trabalho. A apresentação aconteceu na terça (18) e foi coordenada pelo presidente da Comissão, advogado Carlos Vailati, com participação da presidente da subseção, advogada Maria de Lourdes Zimath, e da servidora da 4ª Vara do Trabalho de Joinville Jamile de Carvalho.

Um dos principais assuntos foi a consulta pública que está sendo realizada pelo Tribunal catarinense e pode ser respondida até 30 de junho. Aberta à sociedade, tem o intuito de apontar os principais aspectos da Justiça do Trabalho de todo o Brasil que podem ser aprimorados. Os mais relevantes serão selecionados para o Hackathon, maratona tecnológica de 52 horas que acontecerá em setembro com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para as questões apresentadas. A iniciativa, inédita na Justiça do Trabalho, é outra atividade do Inova.

Para Vailati, o encontro foi fundamental para estimular a adesão da categoria ao Programa de Inovação do Tribunal. “A reunião possibilitou a discussão das principais dificuldades encontradas em relação ao PJe, bem como à própria Justiça do Trabalho”, afirma.

O presidente da Comissão espera que por meio do Inova seja possível aprimorar a tecnologia utilizada nos processos trabalhistas, otimizando tempo e recursos e aperfeiçoando a entrega da tutela jurisdicional por meio da inovação.

A servidora Jamile de Carvalho relata que os advogados reconheceram a evolução do PJe, mas, ao mesmo tempo, esperam novas melhorias a partir das atividades do Inova. “Eles se mostraram receptivos à consulta e ao programa e afirmaram que vão disseminar o projeto para outros colegas”, afirmou.



Participe respondendo à consulta agora!